Scroll Top

F.Álvarez – Teologia da Saúde

franF.Álvarez, Teologia da Saúde, Centro universitario São Camilo; Paulinas, São Paulo, 2013, pp-358

Teologia da Saúde é uma agradável surpresa editorial em teologia no Brasil. Temos entre nós abundante publicações sobre a teologia da dor, do sofrimento, da doença e da morte, mas quase nada sobre a “Teologia da Saúde”. Faltava alguém que assumisse o desafio de refletir e aprofundar uma perspectiva teológica positiva da saúde, uma leitura evangélica da vida em chave de “saúde e salvação”.

Temos um longo e inquietante silêncio ne história da teologia no Ocidente em relação ao “Evangelho da Saúde”, e uma abundante e até repetitiva e cansativa reflexão em torno do “ Evangeljo do Sofrimento”. Tal perspectiva teológica alimentou por muito tempo uma espiritualidade “dolorista” e negativa da vida, e não a vida saudável de seres renascidos na Páscoa do Senhor. Temos que resgatar a visão de Santo Irineu, que dizia já no início do cristianismo que “ a Glória de Deus é o ser humano vivo”.

A vida é o maior dom que Deus nos deu. Vivê-la de uma forma digna e elegante, cultivando-a integralmente, é nossa responsabilidade. Dom de Deus e compromisso humano são, na perspectiva cristã, duas faces de uma mesma moeda. Não podemos esquecer que em toda busca de saúde estamos diante de uma busca nostálgica de salvação

Articoli recenti